Desde o início do RPA destacamos a importância da implementação da automação nos processos da empresa e os notórios benefícios dessa nova tecnologia. Nos últimos anos, as organizações puderam confirmar que o RPA lhes permitiu economizar custos nos processos, reduziu o tempo de execução das tarefas e permitiu que as empresas fossem mais flexíveis e adaptáveis ao mercado em constante mudança e evolução.
As organizações têm apostado na automatização das suas tarefas e das organizações internas de forma a ter uma resposta mais ágil aos requisitos da indústria, reduzir a margem de erro nas tarefas e, principalmente, aumentar a satisfação dos clientes.
Mas como fazer com que os clientes fiquem satisfeitos se os funcionários da empresa não estão motivados para realizar suas tarefas?
Esta questão levou as empresas a concentrarem as suas energias não só nos resultados externos, mas também no bem-estar dos colaboradores. Consequentemente, foi realizada uma pesquisa para descobrir quais tarefas os funcionários gostariam de ter a ajuda do RPA. A maioria dos colaboradores concordou que as principais tarefas em que desejam ser auxiliados são:
- Atender chamadas
- Confirmar chamadas
- Envie e-mails de acompanhamento
- Planilhas completas
- Informações de controle
- Enviar notificações de pagamento
- Repetindo a mesma papelada
- Controle de pagamentos e pedidos
A implementação do RPA nestas tarefas permitiu que os colaboradores evitassem a realização de tarefas repetitivas e tediosas, tivessem mais tempo para realizar atividades de valor e aumentassem as suas soft skills.
Em relação a essa mudança nas organizações, 27% dos colaboradores pesquisados afirmaram que, graças à automação, conseguiram ser mais criativos e o mesmo número de colaboradores também relatou que conseguiu focar em planos estratégicos de longo prazo.
Como resultado desta transformação digital e organizacional, a satisfação dos colaboradores aumentou 15% e, consequentemente, a retenção de pessoal nas empresas também foi reforçada. Era millennial, treinamento constante
É importante destacar que o RPA não só aumenta a satisfação e retenção dos trabalhadores por sua contribuição nas tarefas diárias, mas também porque gera novos desafios que estimulam as pessoas a continuar crescendo e se formando como profissionais.
Os trabalhadores, e especialmente os millennials, valorizam estar em um cargo desafiador que os leva a adquirir constantemente novas habilidades. O treinamento de funcionários e a evolução da força de trabalho não apenas capacitam as empresas, mas convidam os trabalhadores a trilhar esse caminho ao lado deles.
O RPA não mudou apenas a dinâmica do setor, mas a cultura de trabalho em que fica claro que já não basta ter um diploma de quatro anos. As pessoas são forçadas ou incentivadas a se manterem informadas, continuarem o treinamento e adaptarem suas habilidades às mudanças do mercado. Isso, longe de ser um obstáculo, é um estímulo para os trabalhadores e qualquer organização que promova essa tendência ganhará uma equipe de trabalho leal, satisfeita e à altura das exigências do mundo atual.
Na Ctrl365 soubemos antecipar esta transformação e temos os serviços mais inovadores para o seu negócio e a formação necessária para que os trabalhadores tenham as ferramentas necessárias para responder ao mercado e fazer parte da força da evolução.