Somos una de las 20 empresas más prometedoras de Latam

A chegada do 5G no Brasil e os entraves legislativos

A transformação digital atingiu todos os cantos do mundo e impactou todos os setores. Depois de uma longa jornada, as pessoas entenderam que a única opção possível é a evolução tecnológica e a resiliência ao mundo em mudança.

Ter uma mente aberta a novas metodologias e as competências digitais necessárias para se adaptar ao mundo em constante evolução são dois fatores fundamentais para fazer parte da inovação e avançar para um futuro mais ágil e eficiente.

Claro que não se trata apenas de se abrir para a mudança e tentar aproveitar todas as possibilidades que a era digital nos oferece, mas de uma transformação mais profunda em que a sociedade deve enfrentar lacunas econômicas, geracionais e sociais.

Nesse caminho árduo, mas recompensador, rumo à evolução digital, o Brasil encontrou um novo obstáculo que dificulta significativamente seu avanço rumo à nova era tecnológica: a legislação.

A chegada da tecnologia 5G em 2022 é um fato e seus benefícios são ilimitados. Embora esse avanço pareça ser uma ótima notícia para as pessoas e muito mais para a indústria, o Brasil enfrenta um problema que parece não ter solução no curto prazo. A implantação do 5G exige novas antenas que não estão previstas na maioria das legislações municipais do país.

Segundo Luciano Stutz, presidente da Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações, grande parte da geografia brasileira não tem infraestrutura para implantar o 5G e a construção de novas antenas pode levar meses a anos.

Essa falta de recursos e esse atraso na criação de uma nova infraestrutura significa um atraso na implementação de novas tecnologias e, consequentemente, uma notável desigualdade digital que impacta negativamente as empresas brasileiras e seu posicionamento global.

Nesse contexto, o Brasil possui 12 cidades que possuem infraestrutura e legislação preparada para a implementação do 5G. No entanto, isso não é suficiente, pois as licitações dessa nova tecnologia estipulam que ela deve estar presente em todas as capitais brasileiras até 31 de julho de 2022. Em resposta a essa situação, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Florianópolis já estão trabalhando sobre novas leis.

Este problema demonstra como a transformação digital é muito mais do que a implementação de novas ferramentas. Esta nova era tecnológica impulsiona uma mudança mais profunda que engloba educação, direito e uma democratização da tecnologia.

A Ctrl365 é parte ativa dessa revolução por meio de soluções digitais que impulsionam empresas e treinam pessoas em novos nichos da indústria para criar sociedades mais evoluídas e resilientes e, simultaneamente, indústrias globalmente escaláveis e competitivas.

A evolução exige a complementação de recursos, conhecimentos e competências que permitam a cada setor de um país caminhar para o futuro digital de forma harmoniosa e organizada. Somente com a aplicação correta de tecnologias e apoio governamental que promova novas práticas será possível criar sociedades adequadas ao futuro tecnológico que já está aqui.

¡Quiero saber más!

Utilizamos cookies para asegurar una mejor experiencia en el sitio. Si continúas utilizando la web estarás aceptando nuestras políticas de privacidad